Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

1989

Primeiro ano de consolidação de contas de toda a atividade corticeira do Grupo. O volume de vendas da CORTICEIRA AMORIM, S.G.P.S., S.A. atinge 23,6 milhões de contos, os seus produtos representam 34% das exportações portuguesas de cortiça e os 2593 trabalhadores representam 18% do setor.

Aquisição do grupo sueco Wicanders, um importante passo na diversificação acrescida no segmento de revestimentos, com uma vasta rede de distribuição, em especial nos países do norte e do centro da Europa.

Aquisição da RARO - Rufino Alves Ribeiro e filhos, Lda. (atual Amorim & Irmãos, S.A. - Unidade Industrial Raro), empresa especializada no fabrico de rolhas de cortiça com cápsula, a operar desde 1926.

1988

As quatro maiores empresas da Corticeira Amorim - Amorim & Irmãos, S.A., Corticeira Amorim Indústria, S.A., Ipocork - Indústria de Pavimentos e Decoração, S.A. e Champcork - Rolhas de Champanhe, S.A., lançam uma oferta pública de venda de ações representativas do seu capital social na Bolsa de Valores de Lisboa.

1984

A Corticeira Amorim ganha o Troféu Internacional de Qualidade, disputado por empresas de 140 países. «A qualidade nunca é um acidente. É o resultado de um esforço inteligente», frisa Américo Amorim.

Nasce a primeira empresa industrial mista luso-húngara, a Hungarocork-Amorim, GmbH resultante da junção do Grupo Amorim com duas empresas estatais húngaras. Estas têm unidades fabris com capacidade para a produção anual de 120 milhões de rolhas e para a transformação dos desperdícios em granulados destinados a aplicações na construção civil.

1983

Surge o Labcork, Laboratório Central do Grupo Amorim, S.A., resultado da nova estratégia de diferenciação pela qualidade. Com as unidades industriais capazes de produzir todos os produtos derivados da cortiça, a Corticeira Amorim reforça as suas políticas e competências em Investigação & Desenvolvimento e controlo da qualidade. O Labcork é transversal a toda a atividade do Grupo. Visa antecipar e responder às previsíveis exigências deste mercado em pleno desenvolvimento: adaptação da produção a novos processos de engarrafamento e às necessidades do mercado das diversas bebidas, cumprindo as apertadas normas internacionais de qualidade.

Nessa altura, os aglomerados de cortiça são cada vez mais utilizados na produção de componentes para sofisticados equipamentos, como automóveis, naves espaciais e centrais nucleares. Os revestimentos e parquets vivem uma época de permanente evolução técnica.

1982

Constituição da Champcork Rolhas de Champanhe, S.A., empresa direcionada para a produção de rolhas para champanhe e vinhos espumosos. A Champcork vende 80 milhões de rolhas/ano, com capacidade para duplicar esse número, resultado da tecnologia de ponta utilizada nesta produção.

1981

Constituição de uma empresa no Canadá, vocacionada para a comercialização da cortiça com borracha. Pela proximidade com os EUA, a nova empresa torna possível a entrada da Corticeira Amorim no mercado americano, o mais importante no setor de produtos de cortiça com borracha.