Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Campeã da versatilidade

Das pistas de corrida aos estádios de futebol, dos campos de golfe às ondas do mar, das pranchas de snowboard aos blocos de yoga, a cortiça ajuda atletas de todo o mundo a superarem-se para atingir metas nunca antes imaginadas.

Conforto e segurança nos pavimentos desportivos

Graças às suas características naturais, potenciadas pelas mais inovadoras tecnologias, a cortiça é cada vez mais uma opção para pavimentos desportivos de última geração.

Nos estádios de futebol, a cortiça é utilizada em relvados naturais e sintéticos, demonstrando a sua mais-valia enquanto material de exceção para apoiar o desporto e os desportistas, com segurança, conforto, higiene, durabilidadee sustentabilidade.

Nos relvados naturais, devido à sua elevada capacidade de absorção ao choque, a cortiça é o material ideal para proteger as articulações dos jogadores, reduzindo os impactes até 40%. Uma revolucionária tecnologia com granulado de cortiça expandida, AirFbr, teve a sua estreia oficial no Euro 2016, em França.  Nos relvados sintéticos, os infills de cortiça trazem uma parte da natureza às superfícies artificiais. 100% naturais, são um tipo de enchimento sustentável que explora a elasticidade da cortiça e a sua alta resistência à compressão, para oferecer uma solução limpa, e que evita lesões garantindo o conforto. A utilização de infills de cortiça permite uma redução da temperatura superficial até 30%.

“Quatro dos estádios do UEFA EURO 2016, em França, apresentavam um inovador relvado natural com cortiça incorporada, uma solução que reduz os impactes até 40%, protegendo as articulações dos jogadores”

As modernas soluções de pisos de aglomerado de cortiça com borracha reciclada são cada vez mais a opção dos espaços desportivos profissionais. Ginásios, centros desportivos e estádios em vários continentes são adeptos destas soluções da Corticeira Amorim, que respondem de forma efetiva aos requisitos de elasticidade, resiliência e durabilidade que se impõem neste tipo de espaços.

"Os pisos de cortiça amortecem o impacto físico da atividade, sendo ideais para pistas de corrida, fitness e aeróbica."

As características naturais da cortiça, associadas à borracha, permitem maior resistência, conforto e segurança durante a prática de desporto ou atividades de lazer. Aplicados como pavimentos finais, os pisos com cortiça amortecem o impacto físico da atividade, sendo ideais para pistas de corrida, fitness e aeróbica, por exemplo. Proporcionam igualmente um excelente desempenho em ringues de gelo e sob o uso intensivo de cargas, pelo que também são indicados para salas de musculação. As diversas gamas disponíveis permitem optar por várias soluções e uma paleta diversificada de padrões e de possibilidades de design, em linha com as necessidades decorativas de cada cliente.

Surfando os maiores desafios com a cortiça

Não há dúvida que a cortiça é a escolha dos atletas que respondem aos maiores reptos. Quando o desafio era criar uma prancha de surf diferente de todas as feitas até ao momento, a Mercedes Benz desenvolveu, em parceria com a Corticeira Amorim, uma prancha tow-in feita de cortiça, capaz de atingir o equilíbrio perfeito entre peso, flexibilidade e velocidade.

Especialmente desenhada para que o surfista havaiano Garrett McNamara pudesse enfrentar, com estilo e segurança, as ondas gigantes da Nazaré, esta prancha é um dos pontos altos de uma longa parceria na qual a cortiça revela todo o seu potencial.

"Quando estás a surfar ondas gigantes precisas de uma prancha flexível e resistente ao impacto, que não quebre. Creio que estas pranchas de surf serão o benchmark em termos de tecnologia”
Garret NcNamara, Surfista profissional

Noutros desportos aquáticos, como o windsurf e o stand up paddle, a cortiça é amplamente utilizada, por ser um produto leve, impermeável, resistente e confortável.

Nos desportos radicais, a cortiça oferece leveza e flexibilidade, mantendo toda a emoção e adrenalina. Recentemente, a empresa suíça Anticonf desenvolveu uma inovadora prancha de snowboard que incorpora cortiça. Distinguida na edição de 2017 dos prémios ISPO BRAND NEW, a nova prancha de snowboard aposta na cortiça como material que, às credenciais de sustentabilidade únicas, alia uma excelente performance técnico-mecânica, extrema leveza e uma maior absorção de vibrações.

Também o universo do skateboard se rende ao potencial da cortiça, concretizado numa extrema leveza e flexibilidade, e alta capacidade de absorção de vibrações. Combinando-a com outros materiais, a empresa Archer desenvolveu pranchas de skate de cortiça tão leves e resistentes ao impacto como flexíveis, capazes de assegurar um percurso suave, deslizando pelo asfalto sem produzir vibrações indesejadas.

A versatilidade desportiva da cortiça chega às mais diversas modalidades seja pela sua capacidade de amortecimento, resiliência controlada ou leveza. Começou por ser aplicada em volantes de badmínton e logo se profissionalizou em bolas de hóquei, críquete e basebol, raquetes de ténis de mesa, tacos de golfe, alvos para setas e até nos apitos de arbitragem. Utilizada em caiaques, a cortiça contribuiu para a conquista de medalhas olímpicas e as pranchas, que cortam as ondas desde os EUA até à Austrália, também contam para os bons resultados de atletas como Jason Blewitt, tricampeão australiano de Longboard.

Conquista após conquista, a cortiça amplia o palmarés de glórias mundiais.