Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Cortiça aplicada num projecto arquitectónico contemporâneo com alma alentejana

Arraiolos 13/2/2012

Isolamento térmico e acústico, suavidade ao toque e durabilidade justificam a selecção do aglomerado expandido de cortiça MDfachada da Amorim Isolamentos, uma Unidade de Negócios da CORTICEIRA AMORIM.

A Villa Extramuros é um refúgio alentejano, situado em plena vila de Arraiolos, cuja construção se caracteriza pelo emprego de poucos materiais e pela simplicidade formal, onde a cortiça assume um lugar de destaque, em conjunto com outros elementos também característicos do Alentejo, como a pedra mármore e as paredes brancas.

O conceito da arquitectura deste espaço singular gira em torno de uma casa de campo intimista, de linhas assumidamente contemporâneas, que colheu inspiração de vários elementos alentejanos: num "castro" romano, na histórica arquitectura conventual e nas características das aldeias e dos montes típicos do Sul de Portugal.

Segundo Jordi Fornells, arquitecto responsável pelo projecto Villa Extramuros, a aplicação do aglomerado expandido de cortiça MDfachada, da Amorim Isolamentos, "significa a chegada a um novo patamar dentro dos produtos de revestimento de fachadas. Dada a sua origem natural enquadra-se nos padrões de sustentabilidade actuais, ao mesmo tempo que se enraíza na tradição cultural e construtiva mediterrânica." 

A cortiça foi seleccionada por se encaixar na perfeição no conceito do edifício e foi aplicada num total de 250m2, quer nos espaços exteriores, como também nos interiores. A escolha desta matéria-prima é fundamentada por Jordi Fornells pelo desempenho técnico que assegura: "Assumindo-se como grande isolante térmico, possui, também, notórias características sensoriais: o tacto aveludado e o intenso perfume conferem aos espaços interiores mais-valias que aumentam pelo forte poder de absorção acústica. É um produto excelente que junta os processos industrializados na área da cortiça a um acabamento agradável e moderno. A nobreza do seu envelhecimento e durabilidade no exterior confirmam que estamos perante um material único."

http://www.villaextramuros.com/