Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

CorkSorb distinguido pelos European Business Awards for the Environment

Portugal 28/11/2011

Absorvente de cortiça da CORTICEIRA AMORIM premiado nas categorias de “Produto” e “Empresas pela Biodiversidade”.

A gama de absorventes CorkSorb acaba de ser galardoada com o Prémio de Inovação para a Sustentabilidade (EBAEpis) 2011, vencendo dois dos quatro prémios atribuídos pelos European Business Awards for the Environment, nas categorias de "Produto" e de "Empresas pela Biodiversidade", sendo esta segunda uma área transversal às três modalidades em concurso. Esta é uma iniciativa levada a cabo em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente, em colaboração com o Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais, a Direcção Geral das Actividades Económicas, o BCSD Portugal e a GCI, que decorreu durante a tarde de hoje no Museu de Electricidade, em Lisboa. Desde o seu lançamento no início de 2010, esta é já a terceira distinção para esta gama, que sucede desta forma ao PNIA (Prémio Nacional de Inovação Ambiental) e aos Green Project Awards, em que o CorkSorb foi premiado na categoria de Produto. 

Na base da atribuição do prémio, o facto de o CorkSorb aliar a utilização de uma matéria-prima sustentável a um excelente desempenho na absorção de derrames, o que permite a redução de impactos ambientais normalmente associados a este tipo de procedimentos. Produzidos a partir de cortiça, uma matéria-prima 100% natural, renovável e reciclável, através de um processo integrado que não gera desperdício, os produtos da linha CorkSorb apresentam resultados mais satisfatórios que outros absorventes de origem mineral, orgânica ou sintética.

Resultante de uma aposta constante e vincada da CORTICEIRA AMORIM em I&D e Inovação, o CorkSorb é uma nova linha de absorventes naturais, altamente competitiva e com uma maior capacidade de absorção, que produz 20 vezes menos resíduos face aos  absorventes minerais. Ao absorver apenas os óleos e hidracarbonetos e não a água, o CorkSorb torna-se a solução ideal para qualquer situação de derrame, mesmo em meios aquáticos.

Para além das vantagens a nível ambiental, as soluções de cortiça - como o CorkSorb -, suportam todo um ecossistema endógeno - o montado de sobro - com um papel fundamental na retenção de CO2, na regulação do ciclo hidrológico, no combate à desertificação e na preservação da biodiversidade.

Esta é a segunda vez que Portugal participa nos European Business Awards for the Environment, uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende reconhecer e promover empresas e organizações que dão um contributo relevante para o Desenvolvimento Sustentável. Os projectos distinguidos na edição nacional serão apresentados em 2012 a nível Europeu.