Mobilidade

Por terra, água e ar

As propriedades da cortiça aliadas à capacidade técnica e tecnologia de ponta da Corticeira Amorim cumprem plenamente os requisitos de qualquer sistema de transporte do presente e do futuro –comboios de última geração, autocarros e automóveis, navios e aviões mais leves, mais confortáveis e, claro, mais ecoeficientes. As vantagens dos componentes em cortiça especialmente concebidos para segmento incluem a leveza, a durabilidade, a resistência ao fogo e a altas temperaturas, o isolamento térmico, acústico e antivibrático, que proporcionam incomparáveis níveis de segurança e de conforto, a par de uma redução significativa do consumo de energia. 

O setor da mobilidade tem vindo a assumir-se como prioritário para a Corticeira Amorim, que integra já vários consórcios constituídos por empresas com competências em diferentes áreas tecnológicas.

Um dos projetos mais recentes e inovadores envolve o transporte marítimo. Neste segmento, a cortiça tem um papel importante na redução do peso dos navios, assegurando um maior conforto dos passageiros e uma construção ecológica em conformidade com os exigentes parâmetros da Organização Marítima Internacional (IMO).

Um inovador decking primário de cortiça, utilizado em cruzeiros fluviais de luxo construídos pela MV WERFTEN em parceria com Wolznautic e a Corticeira Amorim, permite uma redução de peso de sete toneladas por navio. Para além da leveza e facilidade de instalação, esta solução com compósito de cortiça confere maior conforto térmico e acústico, revelando-se um material único em termos técnicos e funcionais, com enormes benefícios para este sector.

Ver estudo >

Nos transportes fluviais, a cortiça é protagonista da construção sustentável. Um inovador decking primário de cortiça permite reduzir em 50% o peso do convés, contribuindo para navios mais seguros e eficientes e oceanos mais limpos.

A cortiça não deixa de surpreender pela versatilidade das suas aplicações. O revolucionário metro de superfície Inspiro, da Siemens, o mais moderno, eficiente e sustentável da sua classe, é exemplo disso. Introduzido na Polónia, este metro conjuga o design com a tecnologia de ponta e usa menos energia, graças a uma série de medidas de eficiência.

 

Máxima eficiência em projetos de última geração

Soluções que exploram a leveza e propriedades únicas da cortiça

O recurso a um inovador piso de cortiça (Alucork), torna o metro da Siemens num dos mais leves de sempre - o piso é 30% mais leve, comparativamente aos modelos tradicionais. Além disso, oferece um excelente desempenho técnico, acústica melhorada e isolamento térmico.

As soluções da Corticeira Amorim exploram a leveza natural da cortiça e as propriedades de isolamento acústico e térmico, de modo a criar sistemas de interiores inovadores, seguros, confortáveis, apelativos e ambientalmente sustentáveis. São aplicadas como núcleo em estruturas com elevados requisitos técnicos – em pisos e laterais/painéis de teto, como acontece no Inspiro, ou em bancos, divisórias e outros possíveis locais.

E, quando o requisito é o ecodesign, acrescenta mais-valias ao conceito, graças à versatilidade dos seus processos de moldação e aos benefícios ambientais que lhe estão associados. A integração da cortiça no interior do novo MX-30, o automóvel 100% elétrico da Mazda, confere-lhe distinção e conforto, contribuindo para a redução da sua pegada ambiental.

Mas o papel da cortiça não termina aqui. Nos transportes ferroviários, as aplicações de cortiça estendem-se às próprias infraestruturas, como as ferrovias. Compostos de cortiça são desenhados para serem usados como tapetes de carril, placas de assentamento, mantas de travessas e de balastro. Disponíveis numa variedade de espessuras, estes materiais fornecem diferentes graus de atenuação do impacto para transporte ferroviário ligeiro e pesado, em carris sobre lajes de betão ou sobre balastro, e são ainda utilizados em locais especiais da via como aparelhos de mudança de via, passagens de nível e viadutos.

Ver brochura [PDF]

Tecnologia de ponta em materiais de vedação flexíveis

Na indústria automóvel, a capacidade de selagem da cortiça é conhecida há décadas. Graças a continuo I&D, a Corticeira Amorim disponibiliza uma gama de materiais projetados com base em tecnologia de vedação flexível, fabricados a partir de misturas únicas de cortiça e borrachas selecionadas. 

Assim se obtêm, soluções de selagem que, devido a uma reduzida expansão lateral, permitem maiores áreas de contacto e coeficientes de compressão mais elevados, garantindo uma barreira de selagem eficaz, mesmo contra potenciais imperfeições da superfície da flange, distorções e pontos de fuga.

Os ensaios exaustivos de materiais e a análise das aplicações continuam a impulsionar o desenvolvimento de soluções únicas nesta família de produtos que, ao mesmo tempo, mantém o seu reconhecimento e histórico em aplicações do grupo motopropulsor e outras, tais como cárteres de óleo, tampas para válvulas, radiadores, transmissões automáticas, proteções para eixos, proteções para engrenagens e sistemas de para-brisas.

Ver brochura [PDF]

"Os automóveis já não servem apenas para deslocar os passageiros do ponto A ao ponto B, pelo que é importante aumentar o prazer durante as viagens. Isto é, fazer com que as pessoas apreciem o tempo que estão no carro”. Assim, ao colocar cortiça no interior do veículo, este assume um visual único, intensificando a sensação de contato, equilíbrio e harmonia com a natureza."

Tomiko Takeuchi
Project manager da Mazda

Projetos a destacar

Outras Aplicações de Cortiça

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.