A reciclagem e reutilização da matéria-prima - cortiça - é uma das respostas da Corticeira Amorim aos desafios do mercado e exigências dos stakeholders, reduzindo a pegada ambiental, aplicando modelos circulares e promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras que acrescentam valor à matéria-prima.
Uma boa gestão e valorização dos resíduos, com vista a prolongar o seu uso na economia, é importante para a Corticeira Amorim e integra-se nas práticas da economia circular. O processo de reciclagem implementado permite o aumento da reutilização da matéria-prima, prolonga o ciclo de vida da cortiça e seus benefícios ambientais, em particular a sua capacidade de retenção de CO2.
Embora nunca mais seja incorporada em rolhas, a cortiça reciclada pode ter uma segunda vida e ser utilizada em revestimentos, isolamentos, memoboards, caiaques de alta competição, raquetes de badmínton, bolas de ténis e de críquete, componentes de automóveis e aviões, peças de design e de moda e uma multiplicidade de outros fins. Neste sentido, são diversos os projetos de reciclagem promovidos pela Corticeira Amorim, que possuem não só um carácter social como também, de educação e sensibilização ambiental a todos os stakeholders e comunidade no geral.
Lançado em 2024, em Nova Iorque, o programa de reciclagem de rolhas de cortiça Cork Collective reúne a paixão e energia de quatro parceiros fundadores que se destacam nas suas respetivas áreas. Para além da Corticeira Amorim, integram esta iniciativa a prestigiada empresa de arquitetura e design Rockwell, a BlueWell, especializada em sustentabilidade e dedicada a criar soluções ecológicas para clientes em todo o mundo, e a Southern Glazer’s Wine & Spirits, um dos mais influentes distribuidores da indústria das bebidas. Juntos, mobilizam a sua experiência para ativar uma iniciativa de sustentabilidade dedicada a dar uma nova vida às rolhas de cortiça, transformando-as em produtos inovadores e ecológicos que beneficiam as comunidades e promovem um futuro mais verde.
Em 2023, a Amorim Cork lançou o ReCork na Austrália, em parceria com a organização de reciclagem Save Our Soles, a marca australiana de calçado e vestuário R.M. Williams e a cadeia de lojas de bebidas Dan Murphy's. Esta iniciativa visa aumentar a circularidade das rolhas de cortiça através da recolha de rolhas usadas em vários sectores. Em parceria com a Dan Murphy's, a Amorim Cork Australia criou pontos de recolha em 52 lojas.
Implementado desde 2008, o Green Cork é o projeto da Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. É desenvolvido em parceria com a Corticeira Amorim e vários outros parceiros e tem como objetivos principais a recolha de rolhas e o financiamento da plantação de árvores autóctones através do programa Floresta Comum.
Criado em 2009 pela Amorim France, este projeto tem como objetivo estreitar relações com os clientes, aliando a proteção do ambiente a diversas instituições de solidariedade social. Hoje é o maior contribuinte mundial para a reciclagem de rolhas de cortiça.
Desde 2011, que envolve associações e instituições que mobilizam cerca de mil voluntários e gerem mais de cinco mil pontos de recolha por toda a Itália. Por cada tonelada de rolhas recolhidas, a Amorim Cork Itália efetua um donativo a instituições, financiando, desta forma, projetos de solidariedade social, enquanto favorece a economia circular, ao dar outra vida à cortiça reciclada.
Uma parceria entre a Amorim Cork Flooring e o NH Hotel Group para promoção de um mundo mais sustentável. A primeira fase teve início em 2011, quando foram entregues 68 recetáculos para recolha de rolhas, em hotéis na Bélgica, Espanha, Itália, Alemanha, França e Holanda. A segunda fase arracou em 2019, com a colocação de 74 contentores em hotéis em Espanha e Itália.
Lançada em 2013, a Amorim Cork Life, entre outras iniciativas, contribui para a criação de emprego através da construção de artesanato e objectos decorativos, com base em rolhas de cortiça recicladas, causando um impacto real não só no ambiente, mas também na comunidade local.
Trata-se do maior programa de reciclagem de rolhas de cortiça da América do Norte adotado, em 2008, pela empresa canadiana de calçados SOLE. O projeto prevê que as rolhas recolhidas através da rede de mais de três mil parceiros sejam encaminhadas para unidades responsáveis pela sua transformação e incorporadas posteriormente na produção de solas de sapatos da SOLE.