Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Projecto LIFE vence principal Prémio Internacional de Aeronáutica

Alemanha 2/4/2012

No passado dia 27 de Março, o Projecto LIFE (Lighter, Integrated, Friendly and Eco-Efficient aircraft cabin) venceu o prémio internacional Crystal Cabin Award, na categoria “Visionary Concepts”.

Desenvolvido pelas empresas portuguesas Almadesign, Amorim Cork Composites, da CORTICEIRA AMORIM, Couro Azul, INEGI, SETSA, com a participação activa da empresa brasileira de aeronáutica Embraer, o projecto LIFE apresenta um novo conceito para a aviação executiva do futuro, propondo uma experiência de viagem confortável e sofisticada, através da combinação de soluções e tecnologia de ponta com materiais naturais e sustentáveis, como o couro e a cortiça.

O conforto térmico e acústico, proporcionado pela utilização de painéis sanduíche CORECORK, revestidos a pele natural e a Corkleather, é um dos aspectos inovadores do interior projectado para a aeronave. A cortiça foi utilizada no tecto, nos painéis laterais e nas poltronas da aeronave, juntamente com materiais compósitos avançados, incluindo fibra de carbono, o que se traduz numa diminuição significativa de peso e em ganhos efectivos ao nível do isolamento térmico, acústico e antivibrático.

O projecto resultou numa mockup inovadora, à escala real, demonstradora das capacidades tecnológicas e sinergias das empresas nacionais e brasileira.

O Crystal Cabin Award é o único prémio internacional para a excelência em inovação de interiores aeronáuticos, considerado o "Óscar dos Interiores Aeronáuticos" e é dinamizado pelo Senado da Cidade de Hamburgo, contando com um extenso júri de representantes de construtores aeronáuticos, engenheiros especialistas, académicos e jornalistas de renome mundial. O objectivo do prémio é motivar empresas e instituições de R&D para desenvolver produtos com design inovador para interiores de cabines aeronáuticas.

O Crystal Cabin Award 2012 é patrocinado pela Airbus, Aircraft Interiors Expo (Reed Exhibitions), Aircraft Interiors International Magazine, Apex, Assystem, Bishop, Diehl Aerosystems Holding, Ferchau Aviation Division, Jetliner Cabins, Rücker Aerospace, Silver Atena, Sgs Germany e Zodiac Aerospace.

Ao Crystal Cabin Awards 2012 concorreram empresas de renome mundial como a Airbus, B&E, e Lufthansa Technik. O LIFE concorreu na fase final com a C&D Zodiac e a Diehl Aerospace.

A cerimónia teve lugar em Hamburgo, Alemanha, durante a feira Aircraft Interiors que decorreu de 27 a 29 de Março

O Projecto LIFE foi financiado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional - com o objectivo integrar competências em diversos domínios: da engenharia ao design; da cortiça ao couro; num demonstrador de interior aeronáutico inovador.