Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Gestão global e integrada

Na Unidade de Negócios (UN) Matérias-Primas começa a gestão global e integrada da cadeia de valor, que se estende a toda a empresa. Criada no final de 2002, esta UN é fundamental para potenciar sinergias entre as várias unidades, assim como para garantir a otimização do fluxo de matérias-primas. Nos últimos anos, esta UN adotou uma política de diversificação das fontes de aprovisionamento, no sentido de assumir uma intervenção proativa em todas as regiões de produção de cortiça, estando para o efeito concentrada, além de Portugal, em Espanha, na Argélia, na Tunísia, em Marrocos e na Sardenha. Com esta estratégia, desenvolve e potencia a extração de cortiça em países e regiões onde se verificava algum abandono desta atividade e, em simultâneo, assegura a possibilidade de uma resposta célere a eventuais aumentos de consumo de matéria-prima no futuro.

"A Unidade de Negócios Matérias-Primas possibilitou a criação de um perímetro de qualidade, fundamental para dar resposta às exigências do mercado."

Embora não seja detentora de floresta, a Corticeira Amorim mantém uma relação muito próxima com os produtores de cortiça e só adquire matéria-prima aos que cumprem o Código das Práticas Rolheiras da CE Liège. Cabe à UN Matérias-Primas preparar, debater e decidir a política de aprovisionamento plurianual da empresa, assim como manter atualizado o registo histórico por unidade florestal produtora de cortiça.

Sob o objetivo constante da qualidade, a UN Matérias-Primas assume outras importantes missões, como a de promover a certificação florestal junto dos produtores, incluindo a certificação FSC - esta UN foi uma das primeiras a receber esta prestigiada acreditação - incentivar o aumento da qualidade técnica do produto e desenvolver parcerias nas áreas de I&D aplicadas à floresta. Incluem-se aqui importantes trabalhos de investigação com resultados significativos para a melhoria contínua de todos os processos, desde o montado até ao produto final.