Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Absorventes sustentáveis por natureza

A Corticeira Amorim lançou em 2010 uma gama inovadora de absorventes naturais à base de cortiça para o controlo e limpeza de derrames de hidrocarbonetos. Comercializados sob a marca CorkSorb, trata-se de absorventes sustentáveis, não só por serem produzidos a partir de um produto natural, como pelo facto de não apresentarem qualquer impacto no ambiente – ao contrário dos absorventes minerais, sintéticos ou mesmo da turfa.

"Graças às suas robustas credenciais de sustentabilidade, a gama CorkSork foi distinguida seis vezes, a nível nacional e internacional. Em 2011, ganhou os Green Project Awards, o Prémio de Inovação para a Sustentabilidade (EBAEpis) e dois dos quatro prémios dos European Business Awards for the Environment, nas categorias de Produto e de Empresas pela Biodiversidade. E o reconhecimento também é notório na vertente da inovação, como comprovam o PNIA - Prémio Nacional de Inovação Ambiental, atribuído em 2010, e o prémio Produto Inovação Cotec-Unicer, conquistado em 2012."

Os absorventes CorkSorb são certificados por vários organismos ambientais na Alemanha, França, Reino Unido e EUA, sendo comercializados em 26 países da Europa, África, América do Sul e Australásia. Apresentam-se como uma solução para situações de derrames graves, como o que ocorreu no Golfo do México em 2010, e também para a limpeza de derrames diários em ambiente de oficinas, estações de gasolina ou na indústria.

A grande inovação desta gama de absorventes reside no facto de serem hidrofóbicos – depois de devidamente tratada pela Corticeira Amorim, através de processos limpos e amigos do ambiente, a cortiça absorve óleos e solventes quase instantaneamente, mas não absorve água. Esta capacidade torna as soluções CorkSorb ideais para utilização em meios aquáticos (rios, mares, lagos e oceanos) ou em pisos molhados.

Calçado e acessórios de moda

A cortiça é um material natural, confortável, leve e atraente. Atribui um cunho de distinção e de originalidade às peças em que é incorporada, tornando-as mais valiosas – por ser um produto natural, tem as suas próprias impressões «digitais», pelo que cada objeto de cortiça torna-se único. Talvez por isso seja a escolha de um rol impressionante de marcas de luxo, como Christian Louboutin, Diane Von Furstenberg, Stella McCartney, Gucci, Prada, Chloé e Michael Kors, uma opção que se estende a segmentos onde o design é liderado por nomes como Guess, Fly London e Benneton. No campo desportivo, Adidas e Nike, assim como a Birkenstock, já se renderam à sua versatilidade de adaptação.

A Corticeira Amorim dispõe de um vasto leque de opções visuais e técnicas que os criadores e a indústria podem escolher, de acordo com as suas necessidades ou as tendências da moda. Por exemplo, a pele de cortiça pode ser utilizada com a sua aparência natural, mas também permite a impressão de padrões, seguindo as tendências da estação ou o appeal dos criadores. É normalmente utilizada em saltos, solas e coberturas de sandálias e de sapatos, sendo também comum vê-la aplicada em malas, carteiras, cintos, chapéus-de-chuva e porta-chaves.

A cortiça apresenta-se também como uma óptima opção para as marcas de calçado com foco no conforto. Veja-se o exemplo da marca BAREFOOTERS, que recorreu à Corticeira Amorim para desenvolver um conceito revolucionário de calçado, feito a partir de CorksiLite (cortiça e silicone), sem costuras, antimicrobial, lavável, durável e que absorve os choques. Bem-sucedida a parceria, os BAREFOOTERS são sapatos descontraídos, que andam já pelos caminhos de Portugal, Espanha, Itália, Turquia, Austrália, Canadá e EUA.

Os benefícios da cortiça em termos de performance técnica tornam-na também numa opção viável para o segmento de calçado desportivo e ortopédico. Assegura uma melhor distribuição do peso do corpo, o amortecimento dos choques, o controlo da temperatura e deixa os pés respirarem. A Corticeira Amorim dispõe de gamas distintas de granulados, folhas de cortiça, rolos, componentes moldáveis e cortiça com borracha, que podem ser utilizadas em palmilhas e sapatos ortopédicos, entre outras possibilidades. Todos estes produtos são concebidos para aumentar o conforto ao andar, reduzir os problemas de saúde ao nível dos pés e das pernas e melhorar a postura física.