Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Referência mundial em soluções construtivas

As aplicações para a construção representam cerca de um terço da atividade da Corticeira Amorim e têm associado um forte investimento em inovação. O que começou por ser uma solução para valorizar os desperdícios gerados pela produção de rolhas resulta atualmente num portefólio diversificado de soluções altamente eficientes, quer do ponto de vista técnico quer ambiental – como prova o Selo de Sustentabilidade de Nível Ouro, atribuído em 2012 pela Plataforma para a Construção Sustentável.

"A cortiça corresponde na perfeição aos objetivos da construção sustentável e da sociedade contemporânea, preocupada com a ecologia e o planeta."

Esta perceção positiva em torno das soluções de cortiça ultrapassa claramente a realidade portuguesa. No caso do aglomerado de cortiça expandida, foi eleito nos EUA como um dos dez produtos mais ecológicos e sustentáveis do mundo. Por ser altamente benéfico no que respeita à eficiência energética e a uma boa utilização de materiais, integra o BuildingGreen Top-10 Product for 2013, o maior diretório norte-americano de produtos para a construção sustentável. Em termos de solução para isolamento, é a mais sustentável, garantindo uma durabilidade ilimitada e sem perda de características.

Na Europa, o principal mercado de soluções de cortiça para a construção, a Corticeira Amorim é apresentada como case study no âmbito da construção sustentável. É a primeira empresa do mundo a apresentar uma solução de isolamento acústico com cortiça avaliada com nota máxima pelo BRE – Building Research Establishment, de Londres. Numa avaliação Environmental Product Declaration (EPD), a gama de subpavimentos AcoustiCORK® obteve classificação A+, que evidencia o seu superior desempenho ambiental, de acordo com normas internacionais que constituem um padrão de referência para edifícios sustentáveis.

As soluções desenvolvidas pela Corticeira Amorim são tão abrangentes que é possível incluí-las em todas as fases de construção e reabilitação de edifícios, desde a impermeabilização e antivibráticos para as infraestruturas, fundações e subpavimentos, passando ao isolamento acústico e térmico e terminando com opções de revestimento final de solos, paredes e tetos interiores, fachadas e coberturas, com visuais modernos e distintos.

No caso das grandes infraestruturas, a Corticeira Amorim apresenta-se como um player igualmente relevante. A empresa é uma referência em produtos especialmente formulados para a aplicação em estruturas antissísmicas, pontes, túneis, aquedutos e autoestradas, em sistemas de abastecimento de água, reservatórios, barragens e aeroportos. São soluções de cortiça destinadas ao preenchimento dos espaços das juntas de dilatação, que absorvem as vibrações e expansões induzidas pelo calor ou contrações de diferentes materiais de construção, permitindo o movimento das estruturas sem as danificar.

Por ser um produto que combina ecologia com performance, a cortiça é uma escolha cada vez mais evidente no mercado da construção, providenciando vantagens no plano da qualidade dos edifícios, do ar interior e do conforto. Na vertente económica, contribui para a economia de recursos, tanto durante o processo produtivo – exige um baixo consumo energético – como na perspetiva do utilizador, já que é a única matéria-prima que consegue garantir o mesmo nível de desempenho técnico ao longo de toda a vida útil do produto.